Se você administra uma fazenda ou uma produção agrícola, saiba que você pode sim se considerar um líder rural, seja de projetos, planejamento, organização ou controle de avaliação. Mas, para que você possa gerenciar e obter bons resultados por meio dos seus colaboradores com alta qualidade, produtividade, em menor tempo e menor custo, algumas atitudes são essenciais.
Confira abaixo no site da 7MBoots as 5 características que definem um bom líder rural.
Primeiramente, é essencial que um líder saiba ouvir, com zelo e cautela, aquilo que os seus colaboradores têm a dizer. Se você se mostrar amigo e companheiro das pessoas que convivem diariamente com você, com certeza elas terão mais liberdade para tratar questões de trabalho. Além disso, conhecer os membros presentes na sua equipe e identificar as habilidades particulares de cada um também é fundamental, só assim você conseguirá formar um time realmente bem-sucedido.
Acredite, você, como líder, tem o poder (e o dever) de motivar pessoas. Por isso, elogie seus colaboradores quando acreditar que eles desempenharam um bom trabalho. Seja seguro, calmo e pratique o otimismo com a sua equipe. Mostre para eles o quanto o desempenho deles é importante e o quanto eles são fundamentais para o futuro do seu negócio. Afinal, trabalhadores motivados, além de renderem muito mais, ainda tornam o ambiente de trabalho muito mais agradável e prazeroso.
Não estipule prazos inalcançáveis, isso faz com que os trabalhadores sintam-se pressionados. A melhor maneira de definir o período certo para o desenvolvimento de uma tarefa é calcular o seu número de colaboradores e compreender em quanto tempo aquilo poderá ser realizado da melhor maneira possível, isto é, com calma, zelo e competência. De preferência, faça reuniões constantes com a sua equipe para que vocês possam descobrir juntos quanto tempo cada tarefa leva para ser desenvolvida.
Infelizmente, grande parte dos gerenciadores rurais tende a subestimar a capacidade dos seus colaboradores. Jamais faça isso! Sobretudo, é preciso compreender que todos podem aprender e todos podem ensinar. Por isso, escute as propostas e ideais dos seus colaboradores e saiba identificar o momento de mudar as suas atitudes e aprender com os outros. Tenha sensibilidade com a sua equipe e mantenha a harmonia diária do seu time.
Um bom líder não é aquele que apenas repassa tarefas, muito pelo contrário, um gestor inteligente ensina cada passo do desenvolvimento de qualquer trabalho para a sua equipe e se mostra presente para ajudar, tirar dúvidas. Além disso, um líder exemplar participa ativamente dos processos diários da empresa. Portanto, resgate a sua capacidade de ajuda e ensinamento e conduza o seu grupo com responsabilidade, para que todos saibam o quanto podem contar com você.
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