Sem dúvidas, o feijão é um dos alimentos mais populares nos cardápios brasileiros, isso porque, o grão faz parte da combinação mais famosa do nosso país: o arroz com feijão. Além disso, é um alimento de fácil plantio, o que o torna um dos investimentos mais rentáveis para os pequenos produtores rurais. Confira abaixo, no site da 7MBoots as 5 dicas que preparamos para você garantir uma plantação de feijão bem-sucedida.
A planta do feijão é, sobretudo, cultivada com o intuito de extrair as suas sementes. Os grãos, além de muito saborosos, também concentram altas quantidades de nutrientes e ferro. Antes de mais nada, é preciso considerar as inúmeras variedades de feijão existentes no mercado, entre os mais consumidos estão o feijão-carioca, o feijão-preto e o feijão-branco. Porém, embora o plantio do grão seja relativamente simples, alguns conhecimentos são essenciais para que você tenha informação e segurança suficientes para investir nesse novo negócio. Descubra abaixo as 5 dicas para garantir uma plantação de feijão bem-sucedida.
O clima ideal para cultivar feijoeiros é entre 15 °C e 30 °C, afinal, a planta não resiste às temperaturas baixas ou geadas. Ademais, para que a planta se desenvolva com vigor, é preciso evitar espaços com geadas e baixadas frequentes.
Sobretudo, o solo mais indicado para o cultivo do feijão deve ter boa drenagem e ser rico em matéria orgânica para garantir boa fertilidade sem a necessidade de recorrer aos insumos agrícolas industrializados. Além disso, devido ao alto consumo de feijão em território nacional, o ideal é optar pela agricultura orgânica.
Embora o feijão tenha cultivo relativamente simples, a escolha da melhor época para o plantio é alterada de acordo com a região do país, já que o clima é sempre variável em cada uma delas. De acordo com o calendário agrícola, o mês mais indicado para realizar o plantio no Nordeste é em outubro, já na região Sul, o melhor período ocorre em agosto.
Antes de mais nada, para garantir uma plantação de feijão bem-sucedida, é preciso atentar-se aos níveis de umidade do solo. Ou seja, para se certificar de que o feijoeiro está recebendo a quantidade recomendada de água e se desenvolvendo com qualidade, uma das técnicas mais indicadas é a utilização de um sistema de irrigação controlada.
Dessa forma, o período de chuvas deve ser moderado para que a plantação não receba quantidade abundante de água, o que, além de motivar a proliferação de doenças, também compromete o seu crescimento.
De fato, o feijoeiro se desenvolvem melhor em áreas que recebem luz solar direta. Entretanto, os raios solares, se muito intensos e frequentes, podem ser prejudiciais à planta.
Portanto, o mais indicado é selecionar uma área em que a luz solar não marque presença durante o dia inteiro. Por exemplo, se você tem uma plantação de milho, é interessante iniciar o cultivo de feijão próximo a ela, assim, ambas poderão aproveitar a sombra parcial.
E aí cowbows e cowgirls, curtiram as 5 dicas para garantir uma plantação de feijão bem-sucedida da 7MBoots? Continuem ligados no site, vem muuita coisa boa por aí!
FacebookTwitterE-mailWhatsAppLinkedInCopy Link
Aôba, tá precisando de ajuda? Clica aqui no botão do Whats que nóis te ajuda uai