
6 dicas para identificar o couro legítimo
Considerado um dos materiais mais duráveis do mercado, o couro legítimo é muito utilizado na fabricação de calçados e acessórios de qualidade. Ele é derivado da pele de animais como os bois. Por isso, garante alta resistência e versatilidade. Entretanto, existem algumas matérias-primas com aparência parecida, como os sintéticos, que chamam atenção pelo seu valor menor. Muitas vezes, os consumidores encontram dificuldades em diferenciar as peças de couro natural e artificial. Isso porque, por mais que elas sejam visualmente semelhantes, suas estruturas são totalmente opostas. Pensando nisso, nós, do Dicas Country da 7M Boots, separamos algumas dicas para te ajudar a identificar as peças em couro legítimo. Siga com a leitura e confira:
6 dicas para identificar o couro legítimo
1. Desconfie dos preços muito baixos
Antes de mais nada, é preciso mencionar que o couro sintético é um material muito mais acessível e simples de ser trabalhado. Por conta disso, seu valor de mercado é muito menor do que o do couro legítimo. Portanto, desconfiar de preços muito baixos é o primeiro passo para identificar a real origem de um produto. Além disso, o couro legítimo apresenta maior dificuldade de manuseio por parte dos fabricantes, justamente por ser obtido em pequenas peças e sofrer oscilações de cor e espessura. Por isso, costuma ser um material mais caro, desenvolvido a partir de uma produção minuciosa.
2. Observe a espessura da peça
De fato, uma das maiores diferenças entre o couro legítimo e o sintético está na espessura do material. Isso porque, enquanto as peças artificiais apresentam uma espessura mais fina, o couro original, vindo dos animais, tem uma textura única, que pode ser notada logo no primeiro toque. Inclusive, é ela quem torna os produtos mais duráveis e menos suscetíveis aos desgastes naturais.
6 dicas para identificar o couro legítimo
3. Analise a flexibilidade
Sem dúvidas, os produtos sintéticos como calçados e bolsas se esticam bastante quando são puxados. O mesmo não ocorre com o couro, isso porque, a qualidade do material não permite tanta maleabilidade.
4. Cheque o nível de absorção de água
Ao contrário do que muita gente pensa, o couro não é um material impermeável. Contudo, algumas peças podem receber uma camada extra de proteção, para torná-las repelentes de líquidos, mas o puro não tem o mesmo efeito. Por conta disso, não é indicado lavar peças em couro nem deixá-las em contato constante com a água. Já o sintético é totalmente repelente.
5. Sinta o aroma
Após a sua extração, o couro passa por diversos processos que auxiliam na higienização e durabilidade do material. Contudo, ainda assim, o seu cheiro característico permanece. O cheiro do couro é inconfundível, por esse motivo, as lojas que comercializam produtos legítimos costumam ter um aroma diferente. Em contrapartida, o sintético apresenta um cheiro parecido com o do plástico, mas também pode ser totalmente inodoro.
6 dicas para identificar o couro legítimo
6. Cheque o acabamento
Por fim, mas não menos importante, o couro, por se tratar de um tecido mais caro, costuma apresentar um acabamento impecável. Por isso, analise a parte interna de um produto e confira se o seu acabamento faz parte do processo de reconhecimento de procedência. Os materiais sintéticos esgarçam com facilidade e quando a costura é esticada ela gera um pequeno dano, que não é visto em um original. Sem dúvidas, investir em um produto com matéria-prima original é uma forma de garantir longa vida útil, conforto e qualidade indiscutíveis. Enfim, gostou de descobrir as 6 dicas para identificar o couro legítimo? Se você está em busca de calçados ou acessórios duráveis, feitos a partir de matérias-primas de qualidade e absolutamente resistentes. Clique aqui, acesse o site da 7M Boots e confira a variedade de artigos em couro legítimo. No mais, continue de olho na seção Dicas Country em breve, teremos muitas novidades por aqui. Um grande abraço e até o próximo post.