
Sem dúvidas, mais do que um estilo musical, o country envolve toda uma tradição com roupas, acessórios, móveis e hábitos característicos, que acompanham as pessoas apaixonadas pelo campo e pela simplicidade. Siga com a gente e confira no site da 7M Boots, como o country surgiu, como se difundiu e como se consagrou ao redor do mundo.
Como surgiu a música country
Tudo começou lá nos Estados Unidos, na década de 20, quando os moradores da zona rural do Sul e do Sudeste começaram a criar músicas e ritmos com alguns instrumentos trazidos da Europa e da África. O estilo country, então, se juntou a outros instrumentos, como rabeca e violão, oriundos da Itália, Espanha e Irlanda. Em conjunto com o banjo africano, os sons ganharam uma caracterização única, o que fez deles um verdadeiro sucesso. Mas nem sempre o country foi conhecido como “country”. A princípio, o ritmo era chamado de hillbilly music e só 20 anos depois ganhou o nome que conhecemos hoje. Nesse contexto, a canção Jambalaya, de Hank Williams, ficou marcada como a primeira do gênero country no mundo.
O crescimento do country ao redor do mundo
De fato, todo mundo sabe que o country era um ritmo animado e envolvente, por isso, se expandiu com facilidade ao redor de todo o mundo. Mas, além disso, o estilo teve uma grande ajuda dos filmes de faroeste, aqueles de bang-bang, com mocinhos e vilões, que fortaleceram o cinema e hoje são verdadeiros clássicos, que marcaram uma época. Nos longas, os atores utilizavam roupas com fivelas e esporas, além de chapéus, calças apertadas e as consagradas botas texanas. Assim, unindo o sucesso cinematográfico com a ascensão da música, o estilo country americano ganhou fama mundial.
O country no Brasil
No Brasil, a chegada do country foi um pouco diferente dos demais países, afinal, por aqui nós já tínhamos as modas de viola, aquelas canções que falavam sobre a vida no campo, o homem do interior e contemplavam as belezas da natureza. O ritmo era embalado pela marcante viola caipira e, tempos depois, passou a ser caracterizado como sertanejo. Toda essa transformação ocorreu entre 1929 a 1944. Logo após, até os anos 60, surgiram as primeiras duplas sertanejas e com elas, novos instrumentos como a harpa e o acordeão. Dessa forma, o sertanejo se renovou. Junto com essa renovação, chegaram as canções românticas, a utilização de guitarras e os hits que integravam trilhas sonoras de novelas e rodeios. Já no final dos anos 80 e início dos anos 90, a canção “Entre Tapas e Beijos”, popularizada na voz de Leandro & Leonardo, assim como “Evidências” e “Fio de Cabelo” de Chitãozinho e Xororó, se tornaram um dos maiores sucessos do universo sertanejo. Com o passar do tempo, surgiu também o “Sertanejo Universitário” que, atualmente, é presente e querido por todos os brasileiros e tem, entre seus maiores nomes, artistas consagrados como Gusttavo Lima e Michel Teló. Diante disso, o “Feminejo” também não fica atrás com as suas divas Paula Fernandes, Marília Mendonça, Naiara Azevedo e Simone e Simaria.
Enfim, gostou de saber mais sobre como surgiu a música country? Então, conte para nós nos comentários e continue de olho nas Dicas Country da 7M Boots, em breve, teremos muitas novidades por aqui. Um grande abraço!