Bastante popular em países como Estados Unidos e Austrália, o rodeio, aos poucos se tornou uma paixão mundial e passou a atrair pessoas de todo o mundo. No Brasil, as competições exigem que os peões se esforcem para permanecer, pelo menos, 8 segundos em cima de um touro bravo.
Se você é um cowboy ou cowgirl apaixonado por rodeios, confira no site da 7MBoots 7 grandes curiosidades sobre o esporte:
Adriano Morais é conhecido por ser o primeiro a conquista o título de campeão mundial em PBR em 1994, logo no primeiro ano da competição. Além disso, em 2001, o pioneiro entrou mais uma vez para história como bicampeão e 5 anos depois, consagrou-se como tricampeão nacional. Morais se aposentou em 2018, mas, sem sombra de dúvidas, o seu talento será sempre lembrado.
As competições de rodeio têm se popularizado cada dia mais em diversos países como Brasil, México, EUA, Austrália, Canadá e muitos outros. Por isso, é um nicho superinteressante de mercado, capaz de movimentar milhões para as economias locais. A nível de informação, somente a Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos (considerada a maior da América Latina) conta, anualmente, com público médio de 1 milhão de pessoas.
Existe uma prova, chamada Três Tambores que permite a inclusão de mulheres competidoras. Em suma, é preciso contornar três tambores dispostas em forma de triângulo no menor tempo possível. Acredite: essa atividade é muito mais complicada do que parece.
Sabe o jeitinho brasileiro? Aquele mesmo que improvisa tudo? Foi ele mesmo que criou o cutiano, uma modalidade praticada em cavalos onde o peão precisa ficar pelo menos 8 segundos em cima do animal. Porém, o que o júri avalia durante a prova são as esporas dadas no animal. Posteriormente, cada jurado atribui uma nota de 0 a 100 e o resultado final é dado a partir da soma das médias.
Com o intuito de evitar que as esporas utilizadas pelos peões machuquem os touros, elas, além de não terem pontas, também não giram. Ou seja, a segurança dos animais são realmente levadas a sério, afinal, eles são as estrelas do show.
Uma pesquisa a respeito dos acidentes mais frequentes com os peões de rodeios constatou que as fraturas dominam, com 56% das ocorrências, seguidas pelas torções, que representam 30%. Por último ficam as distensões musculares, com 14%.
Embora muita gente acredite, o rodeio não é somente a competição de montaria em touro. Existem diversas outras práticas como o Laço em Dupla, Cutiano, Sela Americana, Três Tambores, Bareback e outras.
E aí cowboys e cowgirls, curtiram as curiosidades sobre Rodeios? Continuem ligados no site da 7MBoots, vem muitas novidades por aí.
Aôba, tá precisando de ajuda? Clica aqui no botão do Whats que nóis te ajuda uai