De fato, as patas são elementos fundamentais para a locomoção dos cavalos, por isso, uma doença nos cascos pode representar sérios problemas à vida dos animais, afinal, essa parte do corpo tem a função de amortecer o impacto exercido sobre as patas. Além disso, cascos saudáveis evitam complicações nas articulações e proporcionam equilíbrio no caminhar. Portanto, é fundamental identificar a prevenir as principais doenças de casco para preservar a saúde do cavalo de modo geral.
Confira a seguir, no site da 7MBoots, quais são e como prevenir as doenças de casco de cavalos.
Caracterizada pelas complicações motivadas pela sujeita em contato com um ferimento na perna do cavalo, costuma ser comum nesses tipos de animais. Porém, para preveni-la é necessário avaliar o cavalo com atenção e verificar a existência de machucados. Caso haja alguma lesão, trate-a com cuidado. Ademais, adote o hábito de realizar uma limpeza completa e frequente nas pernas e casco dos equinos de modo a prevenir o aparecimento desses problemas.
De fato, os casos dos cavalos podem sofrer descascamento quando são expostos a atividades frequentes sobre superfícies resistentes e sem manutenção. Esse problema pode tornar o caminhar desconfortável para o animal. Sobretudo, a forma mais simples de prevenir rachaduras é evitar o deslocamento dos seus animais sobre terrenos duros, como, por exemplo, o asfalto e concreto.
Por se manifestar na lâmina do casco do equino, essa doença tem o nome de laminite. Para observar o surgimento do problema, basta verificar o aparecimento de alguns sintomas como sudorese, dificuldade para caminhar e aquecimento no casco. Para prevenir a doença é preciso oferecer dieta balanceada, elaborada a partir de produtos de uso tópico.
Geralmente, os abcessos aparecem na parte macia da pata do equino e podem surgir através de machucados ou picadas de insetos. Além de muito incômodos, muitas vezes, eles tornam a caminhada dos animais bastante desconfortável. Porém, para prevenir o problema, basta estabelecer uma rotina de limpeza profunda nos cascos dos animais. Para prevenir picadas se inseto, utilize produtos repelentes.
Geralmente essa doença é facilmente reconhecida por conta do odor que provoca devido à proliferação de bactérias comuns em ambientes úmidos. Para prevenir, oferece ambientes higienizados para os equinos e fique atento à limpeza das baias.
A importância do acompanhamento veterinário Enfim, após listarmos as doenças mais comuns de cascos de cavalos e como preveni-las é preciso destacar a importância de um acompanhamento veterinário para manter a saúde do seu animal em dia. Isso porque, alguns detalhes podem passar despercebidos para pessoas leigas mas, quando observados por um profissional, podem evitar a proliferação de doenças e possíveis agravamentos.
E aí pessoal, curtiram ficar por dentro sobre como prevenir as principais doenças de cascos de cavalos? Continuem ligados no site da 7MBoots, vem muita coisa boa por aí!
Aôba, tá precisando de ajuda? Clica aqui no botão do Whats que nóis te ajuda uai