
Aos cowboys e cowgirls! Contem aqui para nós, vocês teriam coragem de arriscar suas próprias vidas para proteger alguém? Sobretudo, esse é o trabalho dos salva-vidas de rodeios, que, cheios de coragem e dedicação, se arriscam durante as partidas para garantir a segurança dos peões.
Quer saber mais sobre essa profissão tão nobre? Continuem ligados no site da 7MBoots.
Como começou?
De fato, em terras tupiniquins, os primeiros salva-vidas de rodeios surgiram na década de 70, junto com a montaria em touro. A princípio, a modalidade foi originada dos EUA, por Tião Procópio.
Dessa forma, junto com os desafios, os organizadores do evento compreenderam a importância dos salva-vidas, por isso, também resolveram importar essa função das festas americanas.
Trabalho
Sobretudo, o trabalho do salva-vidas de rodeio envolve habilidade, calma e compaixão. Isso porque, após o peão desafiar o touro para ficar 8 segundos em cima do animal, o espetáculo fica por conta dos salva-vidas, que têm como missão assegurar que os atletas se retirem da arena com total segurança.
Por este motivo, os salva-vidas se colocam na frente do touro para distrair o animal e tirar o seu foco do peão. Ademais, na maior parte das vezes, esse trabalho é feito em duplas ou trios para garantir maior segurança a todos. Muitos dos “anjos da arena”, como também são chamados, relatam ocorrências de diversos tipos de fraturas, como ossos quebrados, quedas e escoriações.
A transição de palhaços para salva-vidas
A princípio, os salva-vidas de rodeios nos Estados Unidos eram conhecidos como palhaços e deveriam animar a plateia entre um desafio e outro. Contudo, com o crescimento dos eventos e competições, esses profissionais passaram a acumular funções. Porém, entre as décadas de 60 e 70, ainda em solo americano, foi observada a necessidade de pessoas para cuidarem exclusivamente da segurança dos peões durante as provas. Assim, surgiu oficialmente a profissão de salva-vidas da arena. Devido à profissionalização dos rodeios nos EUA e no Brasil, os profissionais deixaram de ser chamados de palhaços e tiveram suas profissões de salva-vidas reconhecidas e oficializadas.
Enfim, cowboys e cowgirls, curtiram saber mais sobre essa arriscada profissão dos Salva-vidas de rodeio? Continuem ligados no site da 7MBoots e fiquem por dentro de todas as novidades e notícias do universo country.
Um abração!